A Fundação para Cultura e Arte de Istambul (İKSV) anunciou a primeira participação da Turquia na Bienal de Arquitetura de Veneza: "Places of Memory" (Lugares da Memória). Composto pelo trabalho de cinco artistas turcos contemporâneos e com curadoria do arquiteto Murat Tabanlıoğlu, o pavilhão busca ilustrar como uma variedade de estilos arquitetônicos eventualmente evoluiu em um único estilo em praticamente todo o mundo contemporâneo.
Três áreas de Istambul serão estudadas e apresentadas: Taksim-Salıpazarı, Bab-ı Ali e a Avenida Büyükdere. O arquiteto Alper Derinboğaz irá explorar estes locais, ao passo que o fotógrafo Ali Taptık examinará como a arquitetura se relaciona com o corpo humano. O fotógrafo Serkan Taycan focará principalmente no papel da praça da cidade na vida cotidiana, enquanto o artista Metehan Özcan documentará as propriedades decorativas e estéticas dos locais semi-públicos. O artista digital Candaş Şişman será o responsável por criar uma instalação sonora baseada nas pesquisas dos outros quatro artistas.
“Nosso foco na exposição é [...] o próprio conceito de lugar, incorporado com a visão subjetiva de cada expositor da equipe. O trabalho interage com cada um através de diferentes abordagens baseadas em diferentes escalas e meios", comentou Tabanlıoğlu. "Escolhemos não escrever antecipadamente a estória que pode emergir deste projeto. Veremos juntos o resultado. Esta é uma decisão consciente que nos mantem no limite, mas que também apresenta potenciais."
“Places of Memory” será coordenada por Pelin Derviş.
Via IKSV.org e TodaysZaman.com.